sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Matéria de História(16/10/09)

Europa Ocidental por volta de 1500:Nas ilha britânicas,destacam-se como unidades políticas distintas,a Escócia.
Hoje a Espanha dividi-se em 3 grandes áreas que são:oReino de Castela,o Reino de Aragão e o Reino Mouro de Granada.
A França disputa territórios com os vizinho,o Sacro Império Romano-Germânico.
O Sacro Império,por sua vez,divide-se em centenas de estados,nos quais o imperador,na maioria das vezes,possui apenas uma autoridade formal,sem controlar de fato,o poder desses estados.
A Itália permanece dividida.Muitas regiões do norte fazem parte do Sacro Império.No centro da península estão os Estados Papais,controlados pela Igreja.



Questão do poder real:No plano das mudanças que assinalam a passagem da Idade Média para a Època Moderna,convencio chamar de o processo de formação das Monarquias Nacionais.


Na Idade Média,as froterias entre os países eram bastante móveis sendo alteradas ao sabor das disputas da nobreza feudal que governa consideráveis extensões,o poder sobre o território era instável.Durante a Idade Média encotramos pessoas quem têm o título de rei da França ou de rei da Inglaterra.


Processo de centralização do poder:Do século XIV em diante ,um cinjunto de fatores políticos e econômicos -rivalidades entre os membros da nobreza,fortalecimentode grupos econômicos interessados na livre circulação de pessoas e mercadorias-fará pender a balança em favor da cetralização e da destruição dos privilégios da nobreza medieval.
Na Polônia,Alemanha e Itáliapermanecerão ainda por muito vitorias as forças da descentralização.
Onde foi vitorioso o poder real,diriamos que se constitui uma Monarquia Nacional.A partir de etão, orei tenderá a exercer sua autoridade sobre todo o território sob sua juridiçao

Portugal: O primerio Estado Moderno:No século XII,Afonso Henrique,filho do titular do Condado,é aclamado rei de portugal(1139),separando-se,portanto,do Reino de Afonso I.Na Europa Ocidental,Portugal constitui-se como o primeiro Estado moderno em seguida à revolução de Avis, que coloca no poder D.
João I.

Revolução de Avis: D.Fernando I,último rei da dinastia de Borgonha,tinha uma única filha,herdeirado trono,D. Beatriz.O rei casou-a com o rei D.João, do Reino de Castela.Com a morte de D. Fernado sua esposa não consigui controlar seu reino, por esta razão,teremos da perda da independência de Portugal,vários setores políticos ligados a um meio-irmão do falecido rei,também chamado D.João, que era líderda Ordem de Avis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário